Capítulo 09 / Atenção
Hipoglicemia: reconhecer e saber pedir ajuda
Glicose baixa pode acontecer com quem usa certos tratamentos. Ter um plano combinado traz segurança.
- Para quem
- Pessoas que usam insulina ou medicamentos que podem causar glicose baixa, e quem convive com elas.
- Texto editado em
- 26/10/2026 · ~4 min de leitura
Em poucas palavras
- É a glicose abaixo do nível seguro, mais comum em quem usa insulina ou certos medicamentos.
- Sinais variam: tremor, suor, fome, palpitação, irritação, confusão.
- Cada pessoa precisa de um plano de ação definido com sua equipe de saúde.
- Hipoglicemia grave é emergência: acione o serviço de urgência.
Emergência — busque ajuda imediata
- Confusão intensa ou comportamento muito alterado.
- Incapacidade de comer ou beber com segurança.
- Desmaio ou perda de consciência.
- Convulsão.
- Não ofereça alimentos ou bebidas pela boca a quem está inconsciente ou não consegue engolir.
Em emergência: SAMU 192. Saiba quando procurar ajuda
Um medo comum, que pode ser cuidado
O medo da glicose baixa acompanha muitas pessoas com diabetes e suas famílias, especialmente à noite. Esse medo é legítimo — e diminui quando existe um plano claro, compartilhado com quem está por perto.
O que é e por que acontece
Hipoglicemia é quando a glicose cai abaixo do nível considerado seguro. Ela é mais frequente em quem usa insulina ou medicamentos que estimulam o pâncreas a liberar insulina. Pode acontecer quando há atraso ou redução de refeições, mais atividade física do que o habitual, consumo de álcool, mudanças de dose ou doenças intercorrentes. Às vezes não há causa clara.
Pessoas que não usam esses medicamentos raramente têm hipoglicemia relacionada ao diabetes.
Sinais mais comuns
Os sinais variam de pessoa para pessoa: tremor, suor frio, coração acelerado, fome súbita, ansiedade, irritação, formigamento nos lábios, dificuldade de concentração, visão turva, fala arrastada. À noite, podem aparecer pesadelos, suor no travesseiro ou dor de cabeça ao acordar.
Algumas pessoas, depois de muitos episódios ou anos de diabetes, passam a perceber pouco os sinais. Isso tem nome — hipoglicemia sem percepção — e é importante contar à sua equipe de saúde, porque muda o plano de segurança.
Ter um plano combinado
Sua equipe de saúde orienta o que fazer em cada situação: como confirmar, como tratar quando a pessoa está consciente e consegue engolir, quando repetir a medida e quando buscar ajuda. Este guia não indica quantidades nem tipos de alimento, porque isso faz parte do plano individual.
O glucagon é um medicamento de emergência que pode fazer parte do plano prescrito para algumas pessoas. Familiares, colegas e professores podem ser treinados para usá-lo conforme a prescrição. Pergunte se ele é indicado no seu caso.
Quando é emergência
Hipoglicemia grave é aquela em que a pessoa precisa da ajuda de outra para se recuperar — por confusão intensa, comportamento muito alterado, desmaio, convulsão ou incapacidade de engolir com segurança. É uma emergência.
Não ofereça alimentos ou bebidas pela boca a alguém inconsciente ou incapaz de engolir: há risco de engasgo e aspiração. Acione a urgência — SAMU 192 no Brasil ou o serviço local de emergência — e, se houver glucagon prescrito e alguém treinado, siga o plano.
Você sabia?
Pode acontecer durante o sono
Hipoglicemias noturnas podem passar despercebidas; suor, pesadelos ou dor de cabeça ao acordar são pistas a conversar na consulta.
Fonte: American Diabetes Association (ADA)Quem está perto pode ajudar
Ensinar familiares e colegas a reconhecer os sinais e a chamar socorro é parte do cuidado.
Fonte: American Diabetes Association (ADA)Na prática
Sugestões gerais. Orientações individuais devem ser definidas por profissionais de saúde que acompanham você.
- Tenha o plano escrito e acessível — no celular, na carteira, na mochila da escola.
- Mostre a pessoas próximas como reconhecer os sinais e quando chamar ajuda.
- Registre episódios e conte à sua equipe de saúde, especialmente se forem frequentes ou noturnos.
O que a ciência sabe
A American Diabetes Association descreve a hipoglicemia grave — quando há necessidade de ajuda de outra pessoa — como emergência que exige ação imediata. Os Standards of Care da ADA (edição 2026) e a ISPAD recomendam avaliação sistemática do risco de hipoglicemia e educação de pessoas próximas.
Sensores contínuos com alertas podem ajudar algumas pessoas a perceber quedas, quando indicados e acessíveis.
Dúvidas frequentes
Perguntas para sua próxima consulta
Para levar aos profissionais de saúde que já acompanham você. O Diabetes em laços não oferece atendimento nem consultas.
- 1.“Qual é meu plano para glicose baixa?”
- 2.“Meus familiares devem aprender algo específico?”
- 3.“O glucagon é indicado no meu caso?”
- 4.“Tenho percebido menos os sinais — o que muda?”
- 5.“Como me preparar antes de atividade física ou de dirigir?”
Informações educativas baseadas em fontes indicadas. Não substituem diagnóstico, atendimento ou orientação de profissionais de saúde. Em emergências, busque atendimento imediato. Brasil: SAMU 192.
Referências
Fontes usadas como referência temática. Elas não endossam este texto.
- [1]Severe Hypoglycemia (abre em nova aba)
American Diabetes Association (ADA) · Material educativo
https://diabetes.org/living-with-diabetes/hypoglycemia-low-blood-glucose/severe
- [2]Standards of Care in Diabetes—2026 (abre em nova aba)
American Diabetes Association (ADA) · Diretriz · fonte publicada/atualizada: 08/12/2025
Edição 2026, publicada em 08/12/2025.
https://professional.diabetes.org/standards-of-care
- [3]ISPAD Clinical Practice Consensus Guidelines (abre em nova aba)
International Society for Pediatric and Adolescent Diabetes (ISPAD) · Diretriz · fonte publicada/atualizada: 2024
Coleção com capítulos publicados em anos variados.
https://www.ispad.org/resources/ispad-clinical-practice-consensus-guidelines.html
- [4]Managing Diabetes (abre em nova aba)
NIDDK — National Institutes of Health (EUA) · Material educativo
https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/managing-diabetes